Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

sábado, 15 de maio de 2010

SONHOS E DESEJOS

Em cada história ouvida, uma oportunidade de crescimento para ambas as partes. Isto me leva a entender que as pessoas que procuram terapia, mais do que pedir ajuda, estão contribuindo para o meu aprendizado e crescimento como psicoterapeuta, e principalmente, como ser humano. Somos viajores do tempo, e temos nas relações sociais a maior escola natural que a vida pode oferecer. Lembro a citação do Dr. Bezerra de Menezes, médico: “Cada paciente que senta diante de mim é uma página nova na genealogia humana”.
É mais “fácil”, porém mais doloroso, repetir um padrão de comportamento aprendido em universos psicológicos distintos já vivenciados, do que construir uma nova forma de viver com melhor qualidade, buscando a compreensão do que está acontecendo conosco, para entender as causas daquilo que nos desagrada e que está em desarmonia com o que desejamos.
Parece que temos medo de acreditar na realização dos nossos desejos. Constantemente nos queixamos dos outros, transferindo responsabilidades.
Nossos sonhos e desejos são construções da mente criativa que nos sinaliza através da intuição. Pertencem a nós e somente nós, temos a responsabilidade para com eles. Realizá-los ou boicotá-los, é uma questão de escolha.
A insegurança e o medo do que virá acontecer, é o desamor, derivado de uma atitude psíquica conflituosa, que exige dedicação e esforço para as mudanças necessárias.
Quem não se ama não reconhece o amor naqueles que o cercam, porque não são identificados como seus iguais. Manifesta sofrimento para chamar a atenção daqueles, que aos seus olhos parecem felizes, pensando que assim conseguirá atingir os objetivos. Realizar seus mórbidos desejos.
Entendo que o caminho do autoconhecimento está no aprendizado de como dar. Receber é muito mais fácil, exige pouco. O hábito de receber amortece o impulso de ser recíproco. Como disse Erich Fromm: “A maioria das pessoas vê o problema do amor principalmente como o do ser amado, e não como o de amar, como a capacidade que temos para amar”. Um dar saudável envolve prazeres inerentes ao dar.
“Acredite nos seus sonhos e desejos que poderá se tornar realidade”. (Arleir Bellieny).

"Nada melhor do que um sonho para criar o futuro" (Victor Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário