Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

sexta-feira, 21 de maio de 2010

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

Caso você não desejar ler toda a página, leia somente o parágrafo que te causar interesse. Selecione um por dia para meditar. Creio que será o suficiente para viver melhor.

Um manual de sobrevivência

“Depois de algum tempo você aprende”
A diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma;
Que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança; Começa aprender que beijos não são contratos e nem promessas; Passa a aceitar suas derrotas de cabeça erguida e com os olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
A construir seus caminhos no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro, não raro, se desmancha no vazio.
Que se ficar demasiadamente exposto ao sol ele queima; Que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... Compreende que não importa o quanto uma pessoa seja boa, ainda assim ela irá feri-lo de vez em quando e você precisará perdoá-la por isso.
Que falar pode aliviar as dores da alma. Descobre que a confiança necessita de um bom tempo para ser construída e não mais do que poucos segundos para virar pó, e que você pode, em um instante, fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida.
Que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Reconhece que os bons amigos são a família que nos foi permitido escolher.
Que não temos que mudar de amigos quando compreendemos que também eles se transformam. Percebe que o seu melhor amigo e você podem fazer muitas coisas, ou nada, e terem bons momentos juntos. Constata que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas depressa demais.
Toda e qualquer despedida podem ser a última, e por isso devemos deixar aqueles que amamos com palavras amorosas.
Que as circunstâncias e a realidade têm influência sobre todos, mas que a responsabilidade por nós mesmos só cabe a nós e mais ninguém. Começa a aprender que comparar-se aos outros não faz sentido, pois o que realmente importa é procurar fazer sempre o melhor que está ao seu alcance, o seu melhor.
Você descobre que para tornar-se a pessoa que deseja ser precisará de um longo tempo, mas que o tempo do qual dispõe é curto.
Compreende que não importa aonde você chegou, mas sim para onde está indo, e quando não sabemos para onde queremos ir, qualquer lugar nos servirá.
Que ou você controla seus atos ou eles farão de você um escravo. Que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois por mais difícil e delicada que seja a situação, sempre existem dois lados.
Você percebe que os heróis nada mais são do que pessoas que fizeram o que era necessário serem feito e enfrentaram as conseqüências dos seus atos.
Que a paciência requer muita prática. Descobre que, algumas vezes, a pessoa de quem você espera um chute quando está caído, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
!Que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e com o que você foi capaz de tirar delas do que com a quantidade de aniversários que já celebrou.
Que nunca se deve dizer a uma criança que os sonhos são bobagens, pois humilhações desse tipo são graves demais. E quando uma criança passa a crer em palavras como esta, começa aí uma verdadeira tragédia. Percebe que há mais dos seus pais em você do que imaginava.
Que estar com raiva é um direito seu, mas que esse fato não te dá o direito de ser cruel. Descobre que se alguém não o ama do jeito que você gostaria isto não significa que esse alguém não o ame verdadeiramente, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver este amor.
Que ser perdoado pelos outros nem sempre é suficiente, já que algumas vezes o que você realmente precisa é perdoar a si mesmo.
Que com a mesma severidade com que julga os outros, em determinados momentos você será condenado.
Que não importa em quantos pedaços o seu coração tenha sido partido, o mundo não vai parar para que você o concerte.
Que o tempo é daquelas coisas que não tem volta. Sendo assim, plante seu jardim e decore a sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe trouxesse flores.
Acima de tudo você percebe que é capaz de suportar...
Que também é forte, e que pode ir muito mais longe do que supunha.
Percebe que a vida realmente tem valor, e que, diante desta vida, uma coisa é incontestável: SEU VALOR!”

Sinceramente, sentir-me-ia vaidoso se fosse o autor do manual que acabo de transcrever, porém, vou exercitar minha humildade. Na realidade recebi como mensagem esparsa atribuida a WILLIAM SHAKESPEARE, mas, não tenho certeza da veracidade da assinatura. De qualquer forma, valeu postar. Caso algum leitor saiba ou seja o verdadeiro autor, pode reclamar o crédito. Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário