Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

terça-feira, 18 de maio de 2010

18 de maio DIA INTERNACAIONAL DO MUSEU

Hoje é o dia internacional do Museu. Lamentavelmente, ao povo brasileiro não é dado adquirir essa cultura nas escolas. Ao aluno é apresentada a disciplina o suficiente para obter nota média para não ficar em recuperação ou não repetir a matéria no ano seguinte. Da história do Brasil, história geral e história natural, muito pouco se aprende no estudo fundamental. Em um grande contraste com os currículos escolares, a Cidade do Rio de Janeiro é um museu a céu aberto e certamente quem passa pelas ruas do Rio diariamente, nem nota que poderá estar pisando em pegadas de grandes vultos da nossa conturbada História. Não sou historiador, muito menos professor de história. Mas confesso a vocês que quando passo diante de um museu, um palácio, uma igreja antiga ou mesmo uma construção com mais de cem anos, não resisto e dou uma paradinha para espiar e... Viajo no tempo. Não consigo olhar para um monumento histórico sem imaginar: Quanta energia humana foi investida para que ali a história se perpetuasse. Sem falar no absurdo do investimento econômico. Mas isso é assunto para os Economistas. Estou focando o Rio de Janeiro, porque é aqui que cresci e vivo. Isso vale para todo o nosso País. Onde quer que estejamos na nossa “Pátria Mãe Gentil”, estamos nos deparando com um fantástico patrimônio cultural que nos foi legado pelos pioneiros, desbravadores e intimoratos homens e mulheres, que acreditaram construir uma nação livre para que todos pudessem viver com dignidade e orgulho. Muito embora os nossos heróis retumbantes tenham dado sua contribuição, alguns deles com a própria vida para que o sonho se tornasse realidade, percebo que nossa gente não anda lá preocupada com essas coisas. Se você quiser, faça um teste hoje. Pergunte a alguém na rua ou a algum conhecido, parente ou amigo: Você sabe que hoje é o dia internacional do Museu? Não se surpreenda se ouvir uma resposta como: Do Museu? Eu nem sabia que existia! Ou outro mais apressado: O que me interessa saber se hoje é dia do museu? Estou querendo saber por que o Dunga não convocou o artilheiro do meu time; se a copa de 2014 será ou não aqui no Brasil e se teremos Carnaval no meio do ano. Raramente teremos uma resposta positiva. Pode ser que eu esteja exagerando, mas parece que a cultura do conhecimento do patrimônio preservado, foi aos poucos sendo atropelada pelas necessidades imediatas.
Quanto as minhas reflexões e viagens diante dos fatos históricos, pode ter a ver com minha prática profissional. Como Terapeuta de Vida Passada, encontro diariamente com personagens que se reproduzem no setting terapêutico, despertados de algum momento da História onde dormitavam inconscientes. Tenho de admitir que com eles tenho conhecido outro lado dos fatos acontecidos no passado que não são contados em livros e em nenhum outro arquivo senão o dá psique humana. O lado vivencial que os historiadores não registraram.
Numa justa homenagem aos cérebros de vanguarda que se ocuparam, e ainda se ocupam, com os valores culturais da nossa Rica e Turbulenta Identidade Nacional, o nosso carinho, respeito e agradecimento pelo esforço hercúleo que demonstram para a nossa Sociedade. Para vocês Museólogos, deixo aqui uma expressão citada em um poema de Horácio: “Carpe Diem”.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário