Atualizadas as datas em 12 de novembro de 2016.
Considerando o grande fluxo de informações sobre a política e os políticos que tem poluído os noticiários no Brasil e no mundo na atualidade, cabe algumas reflexões para um melhor discernimento.
Ainda sobre Dr.Bezerra de Menezes, que dia 29 de agosto, o mundo Espírita comemorou 185 (cento e oitenta e cinco) anos do seu nascimento(29 ago 1831).
BEZERRA DE MENEZES, O POLÍTICO
"Desgastada como é, desde aquela época, a imagem dos políticos, pode-se até pensar ou dizer que se deseja diminuir a estatura de Bezerra de Menezes, ao se procurar conhecer um pouco da sua vida política. Ao contrario, esse tema é por demais pertinente pois, só assim, poderemos verificar como a classe dos políticos brasileiros teria muito a ganhar, se mirasse o seu desempenho no exemplo daquele grande parlamentar.
Numa época difícil da nossa história, 1860, Bezerra ingressa na política para atender aos anseios das pessoas simples, que viam nele uma figura paternal e protetora, capaz de erguer a voz e lutar em defesa do bem-estar geral. A grande responsável pela sua convicção foi mesmo a sua jovem esposa, Maria Cândida, cuja breve existência marcou profundamente a sua vida".
"(...) A política, como eu a compreendo, não é uma especulação dos homens, é uma religião, a religião da pátria, tão sagrada e obrigatória como o culto das verdades eternas que constitui a religião de Deus".
Idem, p.37.
"O ideal libertário de Bezerra a cada instante se manifestava. A vigilância contra os abusos de autoridade era permanente, mostrando que seu espírito não aceitava o arbítrio".
"A liberdade (...) é um direito, direito absoluto e eterno de criação divina; a autoridade é um fato, ou se quiserem um direito, porém fato ou direito transitórios, passageiros e contingentes, de criação humana.
Uma coisa não pode confundir-se com a outra, porque o fato não se confunde com o direito, nem se confundem as obras do homem com as obras de Deus."
"Não sei o que seja mais conveniente à sociedade. Se desenvolvimento das empresas, das indústrias, do progresso material, propriamente; se o cuidado que esta sociedade deve ter em manter a saúde e a existência de seus membros. Por mim dispenso as riquezas, desde que me garantam a saúde."
"(...) Eu quisera que os médicos que se empregam no serviço da saúde pública tivessem um ordenado correspondente, pelo menos, aos dos engenheiros e suficiente para garantir as suas necessidades. E, se isto não é assim, é porque, como disse no princípio, o serviço da saúde pública não é considerado coisa de grande importância".
Sessão de 2-7-1885, p. 281
Extraído do livro Bezerra de Menezes, Fatos e Documentos - seg. edição – Lachâtre RJ
Autor Francisco Castro de Souza
O leitor atento deve ter observado que Dr. Bezerra construiu essas frases no ano de 1860. Parece que não mudou muita coisa de lá para cá. Quero crer que as mudanças só ocorrerão quando o pensamento da sociedade tiver mudado. Em uma frase:
"TRANSFORMAÇÃO DE CARÁTER".
Arleir Bellieny.
Nenhum comentário:
Postar um comentário