Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

domingo, 28 de agosto de 2011

O SÁBIO VIAJANTE e o OBSTETRA DO PSIQUISMO - Artigo -

Quem já teve a oportunidade de assistir algumas das minhas conferências, sabe que não sou econômico em citar os pioneiros, os bandeirantes dos estudos psíquicos da Nova Era. Entre eles encontra-se o Dr. Jorge Andréa dos Santos, que dispensa ocupação de espaço para apresentações, haja vista a extensa bibliografia já publicada da sua lavra.
Considerando que tudo o que ele escreve e publica em seus livros, artigos e cita em conferências,é bom, pertinente, lúcido, sério, ético e de um bom senso ímpar, suas críticas soam sempre como oportunidade de auto-avaliação e acima de tudo, de reflexão.
Foi esse o meu sentimento, (na Associação Médico Espírita do Estado do Rio de Janeiro - AME-RIO ), ao terminar a minha exposição sobre o tema Terapia de Vida Passada. Após responder algumas questões de interesse da seleta assembléia ali presente, fui agraciado, e por que não dizer, cognominado pelo Dr. Andréa de: “O Obstetra do Psiquismo”, provocando hilaridade e aplausos por todos que ali se encontravam na ocasião. Agradeci ao título carinhoso a mim declinado, com um abraço fraterno e um profundo respeito Acadêmico, pelo mestre que incentiva o discípulo a continuar o seu trabalho.
Aproveitei na oportunidade, para dividir essa homenagem aos colegas Terapeutas de.V.P., que como eu, se esforçam para aperfeiçoar cada vez mais as cirurgias que efetuamos nas viagens ao inconsciente.
Havia citado na exposição, que tudo nos leva a pensar que os Reencarnacionistas parecem ter razão ao aventarem a hipótese da reencarnação como a explicação para as questões ligadas ao chamado INCONSCIENTE, bem como sua aplicação terapêutica nas terapias regressivas (T.V.P.).
Por outro lado, a questão da reencarnação para os cépticos, encontra-se em estágio embrionário,e um cem número de renomados “senhores da verdade científica”, continuam enclausurados entre paredes frias e borbulhantes e modernos tubos de ensaios, em seus refrigerados laboratórios de pesquisas,na tentativa insana de encontrar as “soluções" para suas indagações, enquanto as respostas a essas indagações parece encontrarem-se armazenadas em suas memórias, cujos gravadores encontram-se em “STOP”, ou em “PAUSE”, aguardando, possivelmente, que algo inesperado "insight" ou algum estímulo involuntário, possa ocorrer, para disparar dos seus escaninhos as lembranças de uma vivência passada que esteja ligada a atual por traços de caráter, padrões e ou contra padrões de comportamento, bem como algum possível “cobrador” do passado em vias de reparação, na forma de “presenças”. Enquanto isso não acontesse, nossa grande bólide terrestre, continua em seu curso de rotação e translação a uma velocidade de 1800 Km/h e os nossos pensamentos ultrapassando a velocidade da luz; o “REI SOL” brilhando sobre nossas vidas sem pedir permissão para chegar ou sair... É a natureza com seus “mistérios inexplicáveis” aos olhos dos materialistas, confundindo-os. Enquanto aos olhos e a percepção dos espiritualistas surgem novos caminhos. Para estes, a vida parece ser uma constante e infinita viagem no tempo da consciência, integralizando-se na razão direta da sua autodescoberta, com vistas a auto-transformação da sua própria história, da qual foi, e ainda é, aluno repetente. Ou como queiram, numa linguagem de Terapeutas de Vida Passada, um “personagem equivocado" na linha da vida. É dessa forma equivocada, que as pessoas nos procuram para resolver-mos seus problemas
acreditando que o Terapeuta irá realizar aquele milagre! A postura do Terapeuta nestes casos, é a de esclarecer que não somos Cristo, Buda,Maomé ou outros iniciados. Muito menos, “Bruxos” ou “Feiticeiros”. Somos Terapeutas de Vida Passada, e por razões óbvias, Reencarnacionista. As pessoas são qualificadas no “setting” terapêutico como ser imortal na linha da vida, que já tiveram outras existências e ainda terão outras tendendo ao infinito. O Terapeuta não ostenta a figura de “onipotência” (sujeito do suposto saber - tudo sabe, tudo resolve). Atua como um facilitador no processo terapêutico. Buscando juntos, encontrar nos labirintos do inconsciente, a etiologia da queixa apresentada.
Nesse contexto, inclui-se a Terapia de Vida Passada como sendo uma terapia de orientação Transpessoal, compreendendo o homem como um ser bio-psico-social-espiritual, considerando os Estados Alterados de Consciência na realização das sessões de regressão de memória, transcendendo o tempo x espaço em busca de contato com as origens dos acontecimentos que ficaram encapsulados em forma de traumas em supostas vidas passadas, objetivando a libertação de suas amarras. Verdadeiros grilhões psíquicos enclausurado há décadas ou séculos. É o inconsciente em ação, trazendo à consciência as marcas indeléveis de um passado cujos registros, encontram-se intactos tal como foram percebidos por esse “gravador” ( O termo “gravador”foi usado pelo Dr. Morris Netherton, o sistematizador da Terapia de Vida Passada em seu livro Past Lives Terapy, pag.24, referindo-se ao inconsciente ).
Que me perdoe o Dr. Netherton, mas, na atualidade chamaríamos de “computador”com seus potentes gigabaytes, e todas as demais variações.
É oportuno lembrar que não cabe ao Terapeuta de Vida Passada a comprovação da hipótese da reencarnação para satisfazer a exigências metodológicas ou fortalecer o ego de pesquisadores com descobertas mirabolantes! E sim, utilizar terapeuticamente o material que emerge nas sessões de regressão de memória como conteúdos inconscientes, ligados às “questões-queixas” apresentadas na anaminese (entrevista minuciosa da historia de vida do consulente). Somos “Terapeutas”, e não, “pesquisadores”. Propomo-nos a ajudar as pessoas a libertarem-se dos nódulos atormentadores do passado com vistas a uma vida melhor. Ou pelo menos, abrandar as causas do seu desconforto.
A atuação do Terapeuta em T.V.P. (como em todas as terapias) deve ser feita com amor e humildade.
Procuramos nos ocupar com o indivíduo enquanto um ser transpessoal em sua trajetória evolutiva nesta grande nave a caminho da transformação.
Compreendo este “complexo habitante” da Terra, como “O Sábio Viajante” que poderá ser encontrado e compreendido à luz da hipótese da reencarnação, com o bisturi da técnica regressiva bem aplicada pelos "Obstetras do Psiquismo".
Muita Paz!

Arleir Bellieny.


Nenhum comentário:

Postar um comentário