Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

quinta-feira, 10 de junho de 2010

"TVP" Palestra Virtual 1998.

Transcrevo abaixo na íntegra palestra virtual promovida pelo canal Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br em junho de 1998, com o tema:
“Terapia de Vida Passada”.
Quem sabe poderá responder algumas dúvidas existentes?

Organizadores da palestra:
Moderador: "Dejavu" (nick: |Moderador|) "Médium digitador": "jaja" (nick: Bellieny)
Oração Inicial:
Senhor Jesus, Mestre amigo de todas as horas, aqui estamos, mais uma vez reunidos, em Teu nome, nessa sala de aula, buscando, Senhor, um pouco mais, aprender, conhecer, Senhor, os mecanismos Divinos. Ajuda-nos, Senhor, neste momento. Ampara nosso expositor Arleir, bem como a todos que aqui se encontram, que possam abrir seus corações, ao entendimento das lições que aqui receberemos. Derrama Tuas bençãos neste canal, para que, assim, possamos sair daqui mais fortalecidos, incentivados a continuar a cada dia buscando, mais e mais, aprender, para que, assim, Senhor, possamos servir em Teu Nome. Ampara aqueles que aqui não puderam chegar, ampara a todos que sofrem que choram que padecem Senhor, ampara a aqueles que caminham indiferentes ao Teu amor. Enfim, ajuda-nos sempre, dá-nos sempre a oportunidade do aprendizado e do trabalho. E assim, com esse pensamento, mais uma vez, agradecemos e rogamos: fica conosco, envolve-nos a todos, Senhor. Assim seja.
Apresentação do palestrante:
Sou Psicólogo, Terapeuta de Vida Passada, com formação em Psicologia Transpessoal e formado pela SBTVP (Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada), com sede em Campinas SP. Obrigado pela participação de todos vocês.
Considerações iniciais do palestrante:
A Terapia de Vida Passada é uma técnica psicoterápica que utiliza regressão de memória, trabalhando com a hipótese da reencarnação. Tem como princípios fundamentais os fatos traumáticos, o caráter, os padrões de comportamento, os contra-padrões, considerando no setting terapêutico as possíveis "Presenças". Vou ficar por aqui. As demais informações sairão no decorrer das respostas.
Perguntas/Respostas:
[1] Nas sessões de desobsessão, alguns espíritos sofredores desencarnados são trazidos aos trabalhos de maca por enfermeiros do mundo espiritual, e, muitas vezes, por estarem em lastimável estado, não sabem que morreram e nem lembram-se de sua vida pregressa. Mentores espirituais da casa, usando de energias revitalizadoras, criam condições para o espírito sofredor lembrar-se de sua vida passada, para poder dar o início aos tratamentos no mundo espiritual, onde serão levados. A espiritualidade já não vem usando no mundo espiritual formas de regressões em espíritos desencarnados e obsidiados há muitas décadas?
Acredito que há milênios essa técnica é utilizada pelos espíritos. Há mais de 5000 anos tem-se conhecimento da prática da Acupuntura, onde pessoas submetidas a esta praxes entravam em regressão, lembrando de fatos da mesma vida ou de outras, embora na época não fosse considerado assim. (t)
[2] Qual a verdadeira importância da Terapia de Vidas Passadas ?
Não somos donos da verdade. A importância da TVP é ajudar a pessoa a resolver as suas questões, tendo como objetivo o abrandamento ou a libertação das mesmas. (t)
[3] Se, por exemplo, eu tenho uma série de coisas que estão acontecendo comigo, como sonhos, reencontro com pessoas que estão distantes, mas que tive algum laço numa vida passada seria certo fazer uma regressão?
Caso estas questões estejam atrapalhando você, na sua vida de relação, é recomendado, uma vez que não se aplica Regressão de Memória por simples curiosidade. Por exemplo, para sabermos se fomos príncipes ou princesas. Ledo engano! O que encontramos, na verdade, são vivências não lisonjeiras, cujos personagens, de forma equivocada, tomaram decisões que nodularam seu caráter, trazendo para a atual encarnação essas cargas emocionais em forma de sintomas desagradáveis. (t)
[4] Qualquer pessoa pode atuar como terapeuta de vidas passadas? O que é preciso para realizar este procedimento? Nestes dias, as pessoas procuram medicina alternativa de modo excessivo e de certa forma sem orientação.
Chamamos Terapia de Vida Passada (Vida, no singular), pois acreditamos vivermos apenas uma Vida. O que passam são os personagens, as vivências. Usamos o termo Terapia de Vida Passada por fidelidade ao sistematizador da TVP, Morris Netherton, psicólogo canadense (PHD em Psicologia) (Fundador da AAPLE - Canadá). A SBTVP e outras Sociedades já existentes que primam pelo caráter científico da metodologia, ministram cursos de formação tão somente para Psicólogos e Médicos Psiquiatras e/ou residentes em Psiquiatria. Acreditamos que somente um profissional credenciado está apto a essa prática. Quando precisamos realizar uma cirurgia, procuramos um cirurgião ou um açougueiro? Quando precisamos de uma extração dentária, procuramos um profissional em Odontologia ou um sapateiro? Desculpe companheiros, mas sou um tanto exigente com a qualificação do profissional que oferece qualquer trabalho. Em TVP, não poderia ser diferente, pois se trata de uma "cirurgia psíquica”. (t)
[5] <^marianinha^> Quando é aconselhável fazer TVP? Eu sinto necessidade de fazer TVP, onde devo procurar ajuda?
Quando você sentir vontade e estiver disposta a remover suas poeiras e cascalhos do passado. Desde que te incomodem no momento presente. Não aconselho buscar esse tratamento apenas por curiosidade, repito. Ao procurar um profissional, verifique se é alguém que você pode confiar. Não é assim que funciona com as cirurgias e o tratamento médico? Aproveito para deixar aqui o endereço da Sociedade, onde você obterá informações de Terapeutas credenciados em vários estados: sbtvp@travelnet.com.br/http://www.travelnet.com.br/sbtvp (t)
[6] Durante a terapia, o paciente fica consciente ou inconsciente?
Na técnica que utilizamos, o paciente fica consciente durante todo o processo. Chamamos de EAC (Estados Alterados de Consciência). Posso adiantar que não se trata de hipnose clássica. Também não posso dizer que não seja hipnose, haja vista que toda relação dual é hipnótica. Agora, enquanto você aguarda a minha resposta, você está num processo de hipnose. Entendeu? Durante a regressão, nossos clientes ouvem o barulho do ar condicionado, a música de fundo, alguém que pode bater à porta, o ronco dos motores ao longo do prédio, mas nada disso impedirá que o inconsciente libere a história que está sendo construída. É importante que a pessoa esteja consciente para lembrar-se de toda a história e seus conteúdos emocionais e/ou cognitivos para que possamos auxiliá-lo a redefinir e redirecionar a vida atual.
[7] Para fazer uma regressão é aconselhável ao dirigente ter certo conhecimento de Espiritismo?
Durante a formação, o candidato a Terapeuta (que preencheu os requisitos solicitados), sentirá a necessidade do conhecimento espírita ou espiritualista. Principalmente, quando no setting terapêutico, deparar-se com situações que poderão envolver o que chamamos de "Presenças". (t)
[8] Quais os benefícios que podem trazer a Terapia?
Aliviar ou eliminar os pesados fardos que trazemos ao longo das nossas vivências passadas. Como já disse situações criadas por nós mesmos em um universo psicológico diferente do atual, onde de forma equivocada cometemos nossos delitos como algozes ou vítimas. (t)
[9] O dirigente de uma regressão obterá mais resultado se for médium ostensivo?
Somos Terapeutas. Somos profissionais da saúde. Não usamos recursos mediúnicos no trato com nossos clientes. Quando notamos influência espiritual ("Presenças") ficamos a vontade para indicar tratamentos em locais específicos que compreenderão o que está ocorrendo com a pessoa. Trabalhamos com a hipótese da reencarnação. Explicamos para os nossos clientes, desde a entrevista, que os nossos desafetos do passado poderão estar em alguma parte, no corpo físico ou fora dele. Se a pessoa vem para a terapia com possíveis "Presenças", entendemos que elas também estão com a mesma necessidade. Daí ficarmos à vontade para indicar os locais onde as "Presenças" poderão fazer suas terapias. Eu, como espírita, conhecendo a eficácia da terapêutica desobsessiva, indico as Casas Espíritas que sei que trabalham essas questões com seriedade. As pessoas dos mais diversos credos religiosos acabam por compreender que é um tratamento e não de prosélitos. Algumas pessoas preferem procurar seus padres, pastores ou mesmo rabinos, mas acabam mesmo aceitando as indicações das Casas Espíritas, pois entendemos que somente estas reúnem recursos técnicos que poderão ajudar esses nossos companheiros de jornada que ainda se encontram ligados aos encarnados que apresentam traços de caráter idênticos aos personagens comprometidos. (t)
[10] A terapia funciona em todos os tipos de problemas ou traumas do paciente?
A TVP não é panacéia para todos os males. É importante que, na entrevista com o Terapeuta, essas questões sejam discutidas. Comumente, o discurso da entrevista apresenta-se camuflado. Nem sempre, a queixa principal que leva a pessoa a procurar terapia é, de fato, o principal problema. Pela anamnese pode-se verificar a necessidade de alguns testes específicos mediante os quais, surgem sempre surpresas. (t)
[11] Há um limite na regressão? Podemos regredir ilimitadamente? Caso isso seja verídico, poderíamos na Terapia de Vidas Passadas, voltar a lembrar do estado em que ainda não éramos Espíritos?
Utilizamos a regressão de memória consubstanciada na situação, no problema apresentado pela pessoa. Verificamos que todos os traumas estão ligados a decisões tomadas por nós nas mais diversas situações vivenciais. Não nos preocupamos com essas questões filogenéticas. Deixamos estas pesquisas para os físicos quânticos que já pesquisam, há décadas, os estados Transpessoais, levando a pesquisa até o ponto da união da matéria e anti-matéria, o ponto do existir. Nós nos ocupamos com os compromissos assumidos pelos personagens, o que é conhecido na Doutrina Espírita como livre-arbítrio. Logo, o acesso ao inconsciente está inserido nesse contexto. Somos Terapeutas buscando ajudar aos nossos clientes. Não somos pesquisadores. Somente nos ocupamos com as questões que possam tornar melhor a qualidade de vida.
[12] Temos visto no meio espírita muitas pessoas dizendo que a Terapia de Vivências passadas é "perigosa". Que não devemos procurar por esse tipo de tratamento por qualquer motivo. O que nos diz disso? Se for mesmo perigosa, por que o plano Espiritual nos deixou encontrar esse caminho de tratamento espiritual/psicológico? Quais são, de fato, esses perigos?
Não só no meio espírita, mas também na sociedade leiga, ouvimos a mesma cantilena. Isso denota total ignorância a respeito da temática. Encontramos em "O Livro dos Espíritos", o Mestre de Lion comentando a questão 399, onde encontramos a seguinte assertiva: "Mergulhando na vida corpórea, perde o Espírito, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as cobrisse. Todavia, conserva algumas vezes, vagas consciências, lhe podem ser reveladas, com um fim útil, nunca para satisfazer a vã curiosidade." No livro "Loucura e Obsessão", primeira edição FEB, pág. 91, Dr. Bezerra de Menezes dá a seguinte orientação: "A Terapia de Vida Passada é conquista muito importante, recentemente, lograda pelos nobres estudiosos das "Ciências das Almas". Em grande número de casos, os seus resultados são excelentes, principalmente, pela contribuição que oferecem, na área das pesquisas sobre a reencarnação entre os cientistas. Libera os pacientes de muitos traumas e conflitos, propiciando a reconquista do equilíbrio psicológico para a regularização dos erros pretéritos.". Nós não mexemos com os chamados "carmas", apenas nos importamos com os traumas já citados. Não temos a pretensão de alterar determinismos e sim libertar do inconsciente as cargas emocionais reprimidas em forma de trauma. (t)
Considerações finais do palestrante:
Obrigado por vocês terem exercitado a paciência e estado conosco até agora. Quanto ao tema, apenas começamos. Coloco-me à disposição para dar continuidade a essa conversa amistosa em breve. Espero ter colaborado com esse importante trabalho que vocês estão realizando. Peço desculpas por algumas colocações imperativas. Foi em nome da preservação dos valores profissionais, num momento de grande difusão dessa praxe terapêutica. Espero ter esclarecido alguns pontos de interesse. Vou ficar por aqui para descansar meus dois neurônios. Um abraço fraterno e muita paz para todos. (t)
Oração Final:
<[Nadja]> Jesus, modelo e guia para todos nós que aspiramos ao crescimento espiritual. Agradecemos, nesta noite, a oportunidade de estudo a nos esclarecer sobre assunto tão complexo e delicado, como é o nosso passado espiritual. Que tenhamos a sabedoria de prosseguir na grande caminhada evolutiva, guardando no coração os teus ensinamentos, amando a paz, elegendo a paciência no trato com o semelhante, aplaudindo o amor em suas manifestações mais elevadas. Que teu carinho nos acompanhe, agora e sempre. Que assim seja! (t)

Nenhum comentário:

Postar um comentário