Seja bem-vindo ao Blog da Mente. Hoje é

terça-feira, 29 de junho de 2010

EGOISTA? EU?

Aprendi com a Psicologia profunda de Jung e o estudo da Doutrina Espírita, que o ego é um mau conselheiro. Este compõe o radical do EGO+ISMO. (EGO = EU, e ISMO= CULTUAR). O egoísta faz “culto ao ego”. É todo aquele que procura diuturnamente auto-afirmação dos seus próprios pensamentos e atos, não abre espaço para possíveis correções e menos ainda para mudanças. Acredita que somente “Ele” está do lado certo da questão. Para o egoísta, aceitar os enganos significa perder o poder, o controle o espaço, falhar, dar razão a outrem, diminuir-se. O que desencadeia uma profunda frustração. E para que isso não ocorra, multiplica os mecanismos de fuga da realidade, fortalecendo-se nas bengalas do auto convencimento que a razão está em seu favor. Bloqueando toda e qualquer circunstância que sugere mudança de hábitos, costumes e principalmente de valores. Insiste em repetir padrões de comportamento aprendidos nessa ou em outras vivências que possa lhe trazer segurança.
È óbvio que para manter esta linha de comportamento dá muito trabalho e pesa toneladas. Imagine você ter que transportar vida afora esta carga emocional!
Na visão espírita, o ser viajante do tempo, transcende a várias existências encarnatórias para que, revestido do corpo de matéria densa, possa ombrear-se com outros tantos companheiros de jornada, revendo suas desditas na busca de acertos de conta com a própria consciência. È na experiência da vida de relação que temos a oportunidade de modificar a nossa conduta enquanto espíritos imortais, visando à transformação do caráter que é a real identidade espiritual do SER.
A TVP fundamentada na Psicologia Transpessoal, tem prestado sua contribuição facilitando o entendimento da ciência a luz da espiritualidade, trabalhando com a hipótese da reencarnação. As histórias vivenciadas pelas pessoas em estados modificados de consciência (EMC) trazem relatos de fatos que eram desconhecidos por elas, mostrando a interface dos personagens. Sugerindo deixar no passado desta vida as couraças que tolhem os sentidos, e deixar fluir o ser simples que existe dentro de nós que está gritando por liberdade, sem medo de ser feliz!
Quanto mais se fortalece o Ego, mais enfraquecida se torna a Alma.
Arleir Bellieny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário